A ligação em série de forma resumida, se baseia na conexão do polo positivo ao polo negativo, seja tanto em baterias para que a tensão aumente de acordo com a quantidade, geralmente usado em sistemas HV (high voltage), quanto com alto-falantes iguais para que a impedância resultante da conexão seja até o dobro da impedância nominal. Segue abaixo alguns exemplos de como a ligação em série pode ser feita entre alto-falantes.
Exemplo 1: Neste projeto, temos 1 par de alto-falantes de 2 Ohms cada para serem ligados em um amplificador de 4 Ohms. Sendo assim, podemos utilizar um cálculo básico de multiplicação para identificarmos qual seria a impedância resultante da ligação em série destes alto-falantes:
Impedância de cada alto-falante * quantidade de alto-falantes = impedância resultante.
Sendo assim: 2 Ohms * 2 alto-falantes = 4 Ohms
Na imagem abaixo podemos entender melhor como esta ligação seria feita na prática, onde os fios restantes serão ligados à saída do amplificador:
Seguindo a mesma lógica, podemos também aplicar a ligação em série com alto-falantes de bobina dupla, a conta seria feita como exemplificado abaixo, seguida de uma ilustração desta conexão (lembrando que os fios restantes devem ser ligados à saída do amplificador).
Impedância do alto-falante * quantidade de alto-falantes = impedância resultante.
Sendo assim: 2 Ohms (impedância de cada bobina do alto-falante) * 2 (quantidade de bobinas em dupla no total) = 4 Ohms (impedância final)
Um outro exemplo também seria com 1 alto-falante de bobina dupla de 4 Ohms, resultando em 8 Ohms de impedância final:
Em conclusão, identificamos que a ligação em série dos alto-falantes pode geralmente ser utilizada em sistemas onde é necessária uma impedância maior, à fim de obter os resultados desejados!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.